quarta-feira, 22 de julho de 2009
Projeto leitura na escola
PROJETO LEITURA NA ESCOLA
NÃO PODEMOS MAIS PENSAR NO ENSINO BRASILEIRO SEM INCLUIRMOS O PROJETO LEITURA NA ESCOLA EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO E INTERLIGANDO A PROBLEMAS QUE OS ALUNOS ENFRENTAM EM RELAÇÃO À LEITURA DEVEM SER TRABLHADOS NÃO SÓ EM LÍNGUA PORTUGUESA,MAS TAMBÉM NA INTERDISCIPLINARIEDADE,POIS O ALUNO UTILIZA-SE DA LEITURA EM TODAS AS DISCIPLINAS.
MAIS DO QUE PALAVRAS,NÓS PRECISAMOS DE AÇÕES NO QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO DA LEITURA NO COTIDIANO DO ALUNO.
DIANTE DE TANTAS POSSIBILIDADES EM RELAÇÃO AO MUNDO DA LEITURA,É O OPORTUNO RECORDAR RICHARD STEELE QUANDO DIZ QUE A LEITURA É PARA A MENTE COMO O EXERCÍCIO É PARA O CORPO.
É PRECISO TORNAR OS ALUNOS SADIOS.
COMO EDUCADORES,TEMOS QUE LER COM ELES, PARA ELES E EM FUNÇÃO DELES. É PRIMORDIAL QUE DESCUBRAMOS,EM PRIMEIRO LUGAR, O LEITOR QUE SOMOS. COMO PODEREMOS PASSAR PARA O EDUCANDO O GOSTO PELA LEITURA SE NÃO ANALISARMOS QUE TIPO DE LEITOR NÓS SOMOS?
É NECESSÁRIO ESTARMOS SINTONIZADOS A LEITURA DO MUNDO E NO MUNDO DA LEITURA DE MANEIRA SÉRIA E EFICAZ E DE ACORDO COM AS EMOÇÕES SENTIDAS AO VERMOS UM ALUNO SE INTERESSAR POR UM LIVRO QUE ACABARA DE PEGAR E FOLHEAR.
_ LIVROS DA FUNDAÇÃO DPASCHOL(ALGUNS COLABORADORES DO PROJETO)
ATIVIDADES
_LEITURA INDIVIDUAL
_RELATOS ESCRITOS E INDIVIDUAIS;
_UMA HORA DE LEITURA SEMANAL;
RECURSOS HUMANOS;
_TODOS OS ALUNOS,PROFESSORES,ORIENTAÇÃO,DIREÇÃO E SERVENTES.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Festa Julina
A nossa festa julina aconteceu no dia 07 de julho de 2009, sábado.
As festas juninas são manifestações populares muito tradicionais em todo o Brasil. Embora a maior parte das comemorações aconteça durante o mês de junho.O pesquisador de folclore Toninho Macedo esclareceu o ciclo junino_denominação correta desta manifestação da cultura popular_tem iníciono mês de maio ( ao final) e se encerra na metade do mês de julho.
A festa do dia de São João Batista ,realizada a 24 de junho , é a mais importante do ciclo.
O ciclo joanino nasceu em Portugal. Por isso ainda são encontradas características específicas daquele país nas comemorações joaninas.Nas regiões norte e nordeste do Brasil,onde o ciclo joanino se apresenta como uma das manifestações folclóricas brasileiras mais marcantes,encontra-se a junção das comemorações de são João com o culto a xangô,dos candomblé.São João,assim como o xangô,está relacionado com o fogo.
Outra característica marcante das festas juninas são os mastros. No sul do estado de São Paulo,por exemplo,são instalados mastros para cada santo do ciclo.
No ciclo joanino aão comemorados também o dia de Santo Antônio_protetor das coisas impossíveis, do matrimônio e de São Pedro_detentor das chaves do céu.
As festas vindas de Portugal e enraizadas nas tradições brasileiras congraçam os povos nativos:índios,africanos,os estrangeiros por sua gentileza, encanto e extrema simplicidade.A música , o cardápio,o vestuário,os adornos,as cores,as danças,os fogos, o fogo fazem um amplo motivo para o estudo do folclore.Alguns remotam a influência chinesa nas lâmpadas,na pirotecnia e nas cores;outros destacam algumas manifestações africanas e indígenas:cardápio,aroma,tempero,na alegria e criatividade.Do lado europeu o forte é a religiosidade, e para povo as crendices é a soma de tudo isso.
No momento em que o Brasil está tento às potencialidades turísticas,as festas juninas são fundamentais para consolidar estas ações.