segunda-feira, 20 de julho de 2009

Festa Julina























































A nossa festa julina aconteceu no dia 07 de julho de 2009, sábado.

As festas juninas são manifestações populares muito tradicionais em todo o Brasil. Embora a maior parte das comemorações aconteça durante o mês de junho.O pesquisador de folclore Toninho Macedo esclareceu o ciclo junino_denominação correta desta manifestação da cultura popular_tem iníciono mês de maio ( ao final) e se encerra na metade do mês de julho.

A festa do dia de São João Batista ,realizada a 24 de junho , é a mais importante do ciclo.

O ciclo joanino nasceu em Portugal. Por isso ainda são encontradas características específicas daquele país nas comemorações joaninas.Nas regiões norte e nordeste do Brasil,onde o ciclo joanino se apresenta como uma das manifestações folclóricas brasileiras mais marcantes,encontra-se a junção das comemorações de são João com o culto a xangô,dos candomblé.São João,assim como o xangô,está relacionado com o fogo.

Outra característica marcante das festas juninas são os mastros. No sul do estado de São Paulo,por exemplo,são instalados mastros para cada santo do ciclo.

No ciclo joanino aão comemorados também o dia de Santo Antônio_protetor das coisas impossíveis, do matrimônio e de São Pedro_detentor das chaves do céu.

As festas vindas de Portugal e enraizadas nas tradições brasileiras congraçam os povos nativos:índios,africanos,os estrangeiros por sua gentileza, encanto e extrema simplicidade.A música , o cardápio,o vestuário,os adornos,as cores,as danças,os fogos, o fogo fazem um amplo motivo para o estudo do folclore.Alguns remotam a influência chinesa nas lâmpadas,na pirotecnia e nas cores;outros destacam algumas manifestações africanas e indígenas:cardápio,aroma,tempero,na alegria e criatividade.Do lado europeu o forte é a religiosidade, e para povo as crendices é a soma de tudo isso.

No momento em que o Brasil está tento às potencialidades turísticas,as festas juninas são fundamentais para consolidar estas ações.



Sem comentários:

Enviar um comentário