terça-feira, 22 de novembro de 2011

CONHECENDO O MUNICÍPIO DE CHAPECÓ



APRESENTANDO CHAPECÓ-SC PARA NOSSAS ESCOLAS IRMÃS 
(PROJETO UCA - Um Computador Por Aluno.)

ORIGEM DO NOME CHAPECÓ
Chapecó é palavra de origem Kaigang com várias interpretações: "chapadão alto",  “chapéu feito de cipó" e " põe no chapéu" para nativos da língua.Segundo pesquisas feitas pelo Dr. Selistre De Campos, a palavra origina-se dos termos       " echa" + "apê" + "gô", que na língua dos nativos significa " donde se avista o caminho da roça.
Chapecó antigamente
Chapecó antigamente











HISTÓRIA
O oeste catarinense era habitado apenas por índios até 1838, quando tropeiros paulistas e imigrantes italianos e alemães vindos do Rio Grande do Sul começaram a cruzar a região, rumo a São Paulo, para comercializar gado. A partir das paradas de tropeiros e com a vinda das companhias colonizadoras, iniciou-se o processo de migração de outros Estados, principalmente do Rio Grande do Sul. Chapecó tem um rápido e constante crescimento das agroindústrias ampliou o mercado de trabalho e transformou-se na base da economia da cidade, juntamente com a agricultura. Mais tarde, o setor metal-mecânico surgiu como alternativa de desenvolvimento e vem se especializando na produção de equipamentos para frigoríficos. Localizada em meio a um entroncamento de rodovias federais e estaduais, com acesso fácil aos países do Mercosul - a Argentina está a 160km -, Chapecó é um ponto estratégico para negócios transfronteiras no sul do Brasil. 
                                                         
                                                           Fotos  Chapecó - SC
Adicionar legenda
                                                      
 

CARACTERÍSTICAS :
Pólo agroindustrial do sul do Brasil e centro econômico, político e cultural do oeste do Estado, Chapecó tem prestígio internacional pela exportação de produtos alimentícios industrializados de natureza animal. Suas grutas e sítios arqueológicos guardam muitas surpresas para os visitantes.
AURORA-AGROINDÚSTRIA
 
SADIA- AGROINDÚSTRIA






Data de fundação - 25 de Agosto de 1917.
  • Principais atividades econômicas : A cidade tem fama internacional por ser grande exportadora de produtos alimentícios industrializados de natureza animal, ocupando lugar de destaque na economia catarinense. É também considerada a Capital Latino-Americana de Produção de Aves e Centro Brasileiro de Pesquisas Agropecuárias.
  • - População - 183.533 habitantes (2011)
    -
    Colonização - Italiana.
    -
    Principais etnias - Italiana, alemã e polonesa.
    -
    Localização - Oeste catarinense, a 630km de Florianópolis.
    -
    Área - 625,60km2.
    -
    Clima - Mesotérmico, com temperatura média entre 15ºC e 25ºC.
    -
    Altitude - 670m em relação ao nível do mar.
    População: 183.533
    91,61: urbana
    8,39: rural
    Limites : Norte: Municípios de Coronel Freitas e de Cordilheira Alta;
    Sul: Estado do Rio Grande do Sul;
    Leste: Municípios de Seara, Xaxim,Arvoredo,Itá e Paial;
    Oeste: Municípios de Guatambu, Planalto Alegre e Nova Itaberaba.

    HISTÓRIA DA ETNIA DE CHAPECÓ
    O Oeste Catarinense era habitado inicialmente por índios até o ano de 1.838, quando tropeiros paulistas e imigrantes Italianos e Alemães vindos do Rio Grande do Sul começaram a cruzar a região, rumo a São Paulo, para comercializar gado.
    As principais etnias de Chapecó-SC são: a Italiana, a Alemã e a Polonesa, porém sua colonização é de origem Italiana.
    Conheça agora um pouco sobre as etnias:

    * ALEMÃES: chegam em Santa Catarina, no início de 1.829, formado por um grupo de 523 alemães, oriundos de Bremem, fundaram colônias, como a de São Pedro de Alcântara. Diversas outras colônias foram criadas no estado e foram se expandindo pelo interior. Os alemães mantiveram-se isolados durante décadas em suas colônias, mantendo pouco contato com o restante da população no Brasil. Os alemães conseguiram manter sua língua e costumes intactos, sem receber muitas influências externas. Esses isolamento fez nascer em Santa Catarina uma forte raiz germânica. O Estado possui hoje o maior número de descendentes de alemães no Brasil. Cerca de 40% (quarenta por cento) da população catarinense é alemã.

    * ITALIANOS: Foi a corrente imigratória mais numerosa já recebida por Santa Catarina. Começaram a chegar no Estado em 1.875 e foram, como os alemães, fundando suas colônias. Foi no início do século XX, que Italianos vindos do Rio Grande do Sul, passaram a migrar para o Oeste de Santa Catarina, onde suas colônias prosperaram. Aproximadamente 30% (trinta por cento) da população de Santa Catarina descende de Italianos.

    *POLONESES: Chegam em nosso Estado no ano de 1.869, poloneses da Alta Silésia. Foram assentados na colônia Brusque, na região de “Sixteen Lots”, e hoje 5% (cinco por cento) da população de Santa Catarina descende de Poloneses (280 mil pessoas).
    Diferentes etnias na escola
                                     

    HIDROGRAFIA

    A cidade é banhada pelos rios Uruguai e Irani  (Bacia hidrográfica do rio Uruguai). Destaca-se, também, o Lajeado São José, fonte de água do município
    Rio Uruguai:

      


Rio Irani :
 


Relevo :

A região faz parte do Planalto Meridional do Brasil sendo suas características: 40% Plano e Suave Ondulado; 20% Ondulado; 30% Forte Ondulado; 10% Montanha e Escarpado.
( Serra do Irani e Serra do Goio Ên)
A média de elevação é de 670 metros acima do nível do mar.

Solo:
O solo é formado principalmente de terra vermelha, com depósitos de basalto, argila e água mineral.


Clima:
Tipo de clima: úmido Mesotérmico.
Precipitação Pluviométrica : 2.610.8mm.
Umidade relativa do ar:71.82./.
Temperatura média anual: 19.60
Geadas : julho a agosto (tardias em setembro)


DESTAQUE
O destaque da cidade de Chapecó são as várias festas, feiras e exposições que atraem turistas de todo o Brasil e do Exterior. O Salão Brasileiro da Suinocultura, a Festa do Leitão Light, a Festa do Frango e do Peru, a Festa das Nações, a Kerbfest, a Würsfest, a Mercoagro, a EFAPI (Exposição feira Agropecuária, industrial e comercial de Chapecó), a Mercomóveis, a Mercoláctea, a Decorare, a Expomerco, a Metalplast, a Novemberfest, a Projetec, a Ambientalis, o Dança Chapecó, a Logistique, entre outros inúmeros.
Efapi: Paque Tancredo Neves

TURISMO

O município é pólo econômico do oeste e firma-se também como pólo turístico. Sua excelente infra-estrutura urbana, a proximidade das estâncias minerais e a promoção de eventos, além da riqueza de sua economia, trazem cada vez mais visitantes à cidade. Em Chapecó são preservados os costumes gaúchos em vários CTGs (Centros de Tradições Gaúchas). Bem no centro do município, o Monumento ao Desbravador mostra a figura de um gaúcho empunhando um machado, símbolo do trabalho e da luta para subjugar o meio hostil. A obra é um cartão-postal e ponto de referência na cidade. Em sua base fica o Museu Paulo de Siqueira. Próxima ao monumento está localizada a Catedral Santo Antônio, inaugurada em 1956. Visite o Museu Tropeiro Velho, com mais de 1.000 artigos, entre peles, ossadas, ferramentas e armas abandonadas por bandidos e soldados da Guerra do Contestado e da Revolução Farroupilha, e o Museu Municipal Antônio Silvestre de Campos, faz parte do Museu de História e Arte de Chapecó, MHAC localizado no Prédio Histórico da Prefeitura, com seu importante acervo de arqueologia, arte e costumes dos indígenas e colonizadores, além de fotografias históricas de Chapecó.


FOTOS DE CHAPECÓ:
IGREJA : CATEDRAL SANTO ANTONIO
MONUMENTO  " O DESBRAVADOR"  AV. GETÚLIO VARGAS
ALUNOS NA PRAÇA 
MEMORIAL PAULO DE SIQUEIRA
CHAFARIZ : PRAÇA CORONEL BERTASO
ARENA CONDA  ( ESTADIO)
SHOPPING PÁTIO CHAPECÓ
CENTRO DE EVENTOS DE CHAPECÓ
ALUNOS DO SONIA ZANI NA UFFS
RIO URUGUAI
IGREJA CATEDRAL, VISTA INTERNA
UNOCHAPECÓ - UMA DAS UNIVERSIDADES DE CHAPECÓ
USINA FOZ CHAPECÓ
CACHOEIRA TRILHA DO PITOCO


ESTAMOS SUGERINDO TAMBÉM UM LINK DE UM VÍDEO QUE FALA SOBRE O MUNICÍPIO DE CHAPECÓ .


OBRIGADA PELA ATENÇÃO.
EEB SONIA DE OLIVEIRA ZANI



6 comentários:

  1. Prezados Amigos de Chapecó, essa postagem tem por finalidade nossa visita pelo Blog e nossas boas impressões sobre sua linda cidade, para isso cada um de nossos alunos vai falar uma palavra refletindo suas atenções para com Chapecó:
    Desenvolvimento - Vitor
    Beleza - Carlos Eduardo
    Futebol - Marcos
    Tecnologia - Victor
    Monumento - Alisson
    Rio - Symon
    Natureza - Júlia
    Catedral - Amabilly
    Empresas- Giulia
    Paisagem - Nicolly
    Pessoas - Daniela
    Cachoeira - Gabriela
    População - Amabile
    Estádio - João
    Criatividade - Jhenifer
    Usina - Gustavo
    Praça - Geovana
    Turma - Diego
    Águas - Andresa
    Agradecemos pela oportunidade da visita por Chapecó.
    Estaremos enviado um trabalho em formato de apresentação, sobre Florianópolis, feito por nos alunos.

    ResponderEliminar
  2. CHAPECO E UMA CIDADE LINDA E ACOLHEDORA.

    ResponderEliminar
  3. CHAPECO E UMA CIDADE LINDA E ACOLHEDORA.

    ResponderEliminar
  4. Faltou a etnia negra não é mesmo........

    ResponderEliminar
  5. Faltou a etnia negra não é mesmo........

    ResponderEliminar