terça-feira, 26 de junho de 2012

RELATO DE UMA AULA SOBRE SÃO JOÃO



Cada aluno recebeu em texto sobre o “Ciclo Junino”. Leitura individual em silêncio. Após a leitura, comentários sobre o texto. Foi muito interessante o diálogo estabelecido com os alunos (as), alguns recitaram pequenos versos, ditos populares sobre os festejos do mês de junho.
Nesta empolgação os alunos (as) pesquisaram na internet vários textos e informações sobre o Ciclo Junino com auxílio dos lap top.
Durante o acesso a internet, a máquina travava, os estudantes se agitaram, mas com paciência tudo foi se dinamizando.
Alguns alunos(as) acessaram vídeos de quadrilhas, comidas típicas, ornamentações....
Em seguida, o professor desafiou os educandos (as) para produzir uma quadrinha sobre as festas juninas.
Conforme produziram o texto, o professor ia corrigindo com cada estudante para perceber a estrutura da quadrinha.
Concluído esta etapa, digitaram a produção no Editor de texto BrOffice do laptop. Aqui alguns alunos(as) demostraram certas dificuldades na acentuação e letra maiúscula.
Em quanto eu auxiliava um aluno, os outros que não conseguiam, iam até a carteira daqueles que tinham mais habilidade com a máquina e pediam ajuda, foi muito produtivo, não só na construção dos textos, mas também na solidariedade que aconteceu entre eles.
Durante a pintura do desenho a professora Mariana (multiplicadora do UCA) ia auxiliando salvar no pen-drive e diziam entre eles: “A minha quadrinha é mais bonita”.
Depois de imprimido as quadrinhas, organizamos o Painel, que foi exposto no saguão da escola.

Alunos do 4º ano I e II

ALGUMAS FOTOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS. 


LEITURA DO TEXTO

  

DEBATE SOBRE O TEXTO :

PRODUÇÃO INDIVIDUAL
REGISTRADO NO QUADRO A PRODUÇÃO DAS QUADRINHAS

PESQUISA NA INTERNET
DIGITAÇÃO NO LAPTOP PARA IMPRESSÃO

AUXILIANDO NA DIGITAÇÃO
MULTIPLICADORA DO PROJETO UCA NA ESCOLA, AUXILIANDO  OS ALUNOS A SALVAR NO PEN DRIVE PARA POSTERIOR IMPRESSÃO.

MONTAGEM DO PAINEL

ALGUMAS QUADRINHAS




Sem comentários:

Enviar um comentário